15 de outubro - Dia do Consumo Consciente


Ta aí uma data que eu não sabia que existia! Descobri ontem ouvindo a rádio no carro. Achei interessante, só é uma pena ser pouco difundido, pouco no sentido de atingir o maior número de pessoas possível.


"A data é nacional e foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis ora praticados."

Bom, esse dia não é apenas sobre a utilização de sacolas retornáveis ou consumir produtos de empresas ambientalmente preocupadas.Trata-se também de valorizar empresas que tenham funcionários devidamente registrados, optar por não comprar produtos cuja produção utilizou mão-de-obra infantil ou escrava por exemplo.





Além disso, fazer o que já fazemos sobre a escolha de produtos cujo fabricante não faça testes em animais, empresas que controle emissão de carbono, utilize procedimentos de reutilização e reciclagem no processo produtivo, e principalmente, nós consumidores devemos sempre PENSAR ANTES de COMPRAR - PRECICLAR, pois sempre precisamos verificar a necessidade que temos de comprar determinados produtos, se é algo que pode ser substituído por um material menos agressivo ao meio ambiente ou se sua produção reduziu esse risco à saúde humana e ao meio ambiente.

  Nós temos o hábito de escolher tudo em nossas vidas, seja o emprego, a roupa, o namorado...Porque não escolher qualidade de vida também?!

Uma ótima semana!

4 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Agora me senti culpada, pois qdo a lei da sacolinha não vingou, voltei a usá-las com força total.
    Beijos 1000!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara, eu achei que fosse de um erro do html, coisa parecida, não gosto dessas mensagens do Blogger, mas menos mal se for um salvamento automático.
    Quanto as sacolinhas fui a favor no começo se eles substituissem por outras de forma gratuita.
    Simplesmente tirar e a gente ter que pagar e não é pouco, aqui não é, passo a ser contra, e não carrego peso em caixas, logo sou passo a ser contra.
    É isto, Mauro

    ResponderExcluir
  3. Tbm não conhecia esse dia, adorei a campanha. Eu sempre evito usar sacola plástica.


    bjs
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^