Livro: O touro Ferdinando

Ontem estava revendo o filme Um sonho possível (The Blind Side), e lembrei da história do Touro Ferdinando.


É a obra mais conhecida do autor americano Munro Leaf, cujas ilustrações, na época de seu lançamento, foram feitas pelo ilustrador americano Robert Lawson.


O livro infantil conta a história do touro Ferdinando, que prefere cheirar as flores ao invés de lutar em touradas. Convocado para atuar nas touradas, Ferdinando evita as provocações tanto do toureiro quanto da plateia, pois, para ele, era mais divertido a vida no campo e viver em paz com a natureza.



Antes de tudo, é um livro infantil que promove ideais pacifistas. Leaf o teria escrito em uma única tarde, em 1935, sob encomenda do ilustrador Robert Lawson.

Em 1938, a Walt Disney Company adaptou o romance com sucesso para um curta-metragem que lhe rendeu o Oscar na categoria.

Fonte: wikipedia

No Youtube encontrei esse vídeo que conta a história do Ferdinando, e achei encantadora, principalmente se observarmos outros pontos de vista. Alusões que podemos fazer à nossa própria sociedade humana, comparações.



Um ótimo dia a todos!

9 comentários:

  1. Oi Bárbara,
    Eu li ou alguém leu este livro para mim quando era criança, pois me lembro dele.
    Tenha um ótimo meio de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. A pesar de ser español...No me gustan nada pero Nada la Fiesta de los Toros. En la zona Norte de España no hay tanta tradición como en el Sur.
    No conocía esta Historia del Toro Ferdinando...Ahora veré el Video.
    ¡¡¡Gracia por compartir!!!
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara,
    Vou dar uma boa olhada!
    Esses desenhos/ ou livros, são ótimos para trabalhar com os alunos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bárbara,
    Deve ser fofo esse livro.
    Ótimo dia
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Uma pena eu nunca ter visto esse livro na infância, parece ser lindo. Estou assistindo a animação. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. nunca tinha ouvido falar. a história parece ser bem fofa :D
    beijos
    www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
  7. esse livro deve ser super fofo e diferente né!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É uma ótima alusão ao próprio signo de Touro (no caso, o meu), que vive bem essa dualidade entre o "Touro Indomável" e o touro Ferdinando (mas prefere sempre ser o segundo). Touros, bois almiscarados, búfalos e bisões encarnam a potência, a força que move e constrói, constante e segura - mas tende naturalmente à imobilidade, à reflexão, ao desfrute da Natureza pela mera apreciação dos sentidos (o touro de Munro/Disney adora flores, cores e sabores).

    De forma mais abrangente, é importante ressaltar que a Astrologia vê a Antiguidade Clássica como a Era de Touro (quando, não por acaso, adoravam-se deuses com chifres e o animal foi símbolo fundamental de civilizações da Indochina à Mesopotâmia e Egito): uma era longa, de grandes construções, opulências lendárias, odes ao "tempo natural das coisas", mas também de hierarquias rígidas e leis severas. Inventou-se o pão, o vinho, mas a chibata estalava - pelo ouro e pela glória. Tudo isso é encarnado e simbolizado pelo touro...

    Também sou ilustrador e ando à procura dessa edição, mas parece que não há nenhuma disponível por aqui... Se souber de alguma, dê a dica. ;)

    A propósito: obrigado pela postagem! Foi ótimo rever essa animação... pura nostalgia (embora eu tenha nascido uns 40 anos depois, rs).

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse livro desde minha infância, assim como tenho Cazuza e Inocência.

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^