Dica de quinta: Receita de acarajé.

Olha só, sou baiana e AMO comida baiana. Mas jamais experimentei cozinhar qualquer coisa desta culinária que amo. Aliás, uma vez tentei um vatapá..não ficou ruim, mas não ficou como deveria ser. 

Ontem fui em um evento de Hotelaria onde nós da Vigilância Sanitária e Ambiental esclarecemos não só questões de legislação e boas práticas, mas também a importância da Vigilância da água para consumo humano, disponibilizada aos hóspedes e funcionários da rede hoteleira da Orla de Camaçari.

Saí de lá com um "livrinho de receitas" e olha....ele é fantástico! Nele estão contidas receitas pesquisadas em publicações do Senac e no legado popular. Não poderia deixar de partilhar com vocês (ainda que não gostem, ou não conheçam, alguém próximo a vocês pode querer testar), o espetáculo gastronômico que temos aqui na terra de Todos os Santos.

Imagem do blog, retirada do livro (Senac).
 Segue a linda receita que ainda vou testar!

Imagem do blog, retirada do livro (Senac).
***

Ingredientes


  • 800g de feijão fradinho
  • 80g de cebola ralada
  • 500ml de azeite-de-dendê
  • Sal a gosto


Dica: Compre o feijão fradinho já quebrado que a casca é retirada facilmente quando posta na água.

Modo de preparo


  • Deixe o feijão de molho por 5 horas, lave-o em seguida e retire toda a casca. Depois de lavado, passe no moedor de cereais, transformando-o em massa; acrescente a cebola e o sal.
  • Bata a massa com colher de pau para que fermente e fique leve. Molde em colher de pau e frite no azeite-de-dendê.


Rendimento: 6 porções.


***

Muito fácil, né?
Mas trabalhoso! Vejo a baiana trabalhando bem o braço pra bater essa massa! 
E não adianta substituir o dendê por nenhuma outra coisa. Acarajé é assim, e o sabor é único!

:*
Uma ótima e deliciosa quinta!

4 comentários:

  1. oi Bárbara, eu só provei uma única vez acarajé, numa feirinha aqui na minha cidade, interior de São paulo, mas a minha vontade é comer um acarajé aí na Bahia, deve ser muito mais gostoso, (rs).
    bjk
    karinepossari.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente AMO! E não é por ser baiana, pois muitos baianos não gostam do acarajé. Acredito que você se apaixonaria pelo acarajé da Dinha em Itapuã, ou das baianas ali no bairro da Amaralina.. ou em tantos outros lugares da cidade de Salvador.

      Espero que tenha uma oportunidade boa, e quando tiver aproveite!

      :**

      Excluir
  2. Ai, nossa, eu AMO acarajé. Nunca tentei fazer em casa, sempre acho que o da baiana vai sair melhor que o meu, claro! Hahaha! Mas quem sabe um dia???

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me surpreendeu Mila :O
      Sério???
      Que maravilha! Experimenta fazer ué...vai que dá certo?!
      :**

      Excluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^