Inspiração: Encarar a vida com leveza.

Essa é a última semana do meu pai por aqui e então minha rotina deve voltar "ao normal". Me ausentei esses dias pois todo o meu feriado foi dedicado a estar com ele, e assim será até o próximo domingo.

Entre tudo o que acontece durante nossos dias, trouxe uma reflexão que me acometeu observando pessoas e até a mim mesma.

Eu percebo que me encontro no meio de uma família um tanto paranoica e vítima de si mesma. Não sei o motivo mas desde os meus avós maternos, passando por meus tios, mãe, irmãos e até primos, todos acabamos com essas características...uns mais, outros menos.

Imagem via
É importante que não levemos tudo para o lado pessoal ou na ponta da faca. Que a gente tente compreender o contexto em que os conflitos se desenrolam e tentar amenizar a situação e não adicionar mais força ao conflito que sempre pode acabar mal. Às vezes é difícil calar, mas é a melhor forma de garantir sua paz e até mesmo segurança, pois de que adianta tentar convencer o outro de algo que ele não acredita?

Eu prefiro ter paz do que ter razão!

Imagem via
No fim das contas somos teimosos e nos fazemos de vítima, em medidas diferentes. Não nos cabe julgar o outro nem mesmo argumentar para fazer prevalecer aquilo que acreditamos ser o certo, enquanto o outro não vai compreender do que estamos falando. São conflitos infindáveis. E eu sei que às vezes insisto em determinados debates, mas atualmente tenho respirado fundo e me esforçado imensamente em não retribuir indelicadeza com indelicadeza. 

Vamos de "Gentileza gera Gentileza!"

Escolher é imprescindível. Pois as nossas escolhas culminarão sempre em consequências e nos cabe ponderar sempre quais são as consequências que queremos atrair para nossas vidas. Não leve tudo para o lado pessoal, nem sempre é! E se for, melhor ignorar algumas situações que nada vão contribuir para melhorar nossa vida.

Que você tenha uma quarta iluminada e leve!
:* 

5 comentários:

  1. Gostei muito da reflexão, concordo muito com isso. Precisamos ser mais gentis com a gente mesmo e com o próximo.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. lindo post, preciso muito aplicar mais isso no meu dia a dia, ter mais leveza

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Também preciso levar a vida mais numa boa, ser mais leve, me preocupar menos sabe, isso me consome muito!

    Blog Jessica Pantoni | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. A cada dia estou nessa busca. O meu pavio anda curto demais.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  5. Bárbara, sensacional!

    Faz alguns anos que me dei conta do "ciclo" da minha família. Não sei se exatamente o que acontece com a sua, mas com certeza temos também um padrão que se repete. E eu não gostava, mas automaticamente entrava nesse ciclo de como as coisas funcionavam.

    Até que um dia eu passei a agir diferente e o tal ciclo se quebrou... e foi a melhor coisa que já fiz. Não ter as reações de sempre, nem as discussões de sempre. É muito, muito difícil, e até hoje tenho que me controlar muito em determinadas situações (não é que a gente tenha que virar uma mosca morta, mas pelo menos reagir sempre de um jeito calmo e equilibrado, não se deixar levar pelo calor das discussões). Vc não faz idéia da diferença que isso causou! Porque as pessoas esperam que você continue agindo de acordo com aquele padrão, e de repente não sabem o que fazer com uma nova atitude.

    É um aprendizado imenso, às vezes a gente vai bem, outras vezes nem tanto. Mas garanto que vale a pena!

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^