Diário da gravidez: 2º Trimestre da gestação.





Meu médico praticamente sabia o sexo no início deste trimestre. Mas precisei fazer um ultrassom com mais uma semana para ele poder confirmar. Uma menina! Ficamos muito felizes, não tínhamos preferência, se fosse menino ou menina ficaríamos felizes. Mas meu coração às vezes sonhava com uma menininha...ehehehhe.

Não pense que o médico afirma deliberadamente qual o sexo do bebê. Eles sabem que tem muitos pais desesperados para contar à família e sair comprando enxoval. Às vezes eles percebem o sexo logo de cara, mas como a genitália do bebê ainda está em formação eles podem se enganar e, por isso, preferem confirmar o sexo apenas neste período.



Não foi bem uma escolha. O papai me disse que se fosse menino seria João Victor e se fosse menina eu escolheria o nome, então me perguntou se eu já tinha algum. Então respondi "nesse momento só me vem Sol na cabeça"... Mas era algo que eu ia pensar ainda, mas ele espalhou pra família toda dele e acabou ficando Sol por que o povo chamava a bebê assim já, ainda que com desdém e críticas.

Recentemente alteramos o nome para Marisol, pois em uma festinha íntima com amigos e família ele falou que queria Marisol, que tinha sonhado chamando ela assim. Só que contou isso com tristeza..e finalizou a conversa com um "mas tudo bem, agora é tarde". Acordei na manhã seguinte com isso na cabeça e uma voz me dizendo "ela continua tendo e sendo Sol e ele é o pai". Então eu acordei ele e contei que deixava ele colocar o "mar" no nome dela (Mar + Sol). Ele ficou radiante!





Gente, eu tenho certeza que ninguém fala por mal. As pessoas realmente querem ajudar ou passar suas experiências. Mas é estressante. Lidar todos os dias com pessoas torcendo o nariz porque o nome da sua filha é Sol (simples e puro) e te questionam isso ou tentam zoar, chamando de lua, etc, é um saco completo. 

Os saltos não eram problema pra mim, mas era pra todo mundo. Parecia que estavam esperando eu inchar ou cair pra dizer que tinham razão. As pessoas insistem, são chatas e inconvenientes. Mesmo assim eu respondia com educação e tentava não estressar (muito difícil).

A academia já foi mais complicado. Eu não permiti ninguém me criticar. Quando perguntavam se grávida pode fazer academia eu respondia logo que o médico autorizou, pois, não sou nenhuma sedentária e que meu treino era controlado e adaptado à gestação. O povo questionava e torcia o nariz, mas realmente não me importava. Mal sabem que treinei com muito peso nos primeiros quinze dias de gestação (por ainda não acreditar que tava grávida, continuei o treino deixando de lado aparelhos que poderiam apertar a barriga apenas).



Foi um Trimestre tranquilo em todos os sentidos. Mas na questão de alimentação foi ótimo, consegui equilibrar bem as decisões sobre o que prefiro comer e o que seria indicado pra o desenvolvimento dela. Então adequei legal e passei a pegar peso, já que só tinha emagrecido nos primeiros três meses.

O aplicativo BabyCenter ajuda bastante nesse sentido também, a cada semana de gestação ele emite um "cardápio da semana" com sugestões muito boas para uma alimentação saudável para a mamãe e, principalmente, para o desenvolvimento do bebê. Fora o salmão que eu só comia na rua de vez em quando (pobre não tem como sustentar salmão...convenhamos), consegui adequar tudo direitinho e cumprir com os nutrientes necessários ao desenvolvimento dela em cada período.





Pra mim, foi o trimestre mais leve, fazia tudo com muita simplicidade e praticidade. Minha rotina voltou ao normal nesse período, a barriga tava ali mas não pesava, não incomodava. Às vezes até esquecia (muito rapidamente) que estava grávida.

No começo da gestação eu não divulguei em redes sociais até pelo risco dos 3 primeiros meses. Mas neste segundo trimestre passei a sentir falta de minhas postagens no instagram e facebook e comecei a colocar as fotos nesses locais também, além daqui do blog.

Prisão de ventre é um problema que tive no primeiro trimestre (esqueci de inserir no primeiro diário), é triste. É terrível...a sensação é a pior possível! Muita coisa passa na cabeça da gente, inclusive que tudo aquilo pode provocar um aborto. Uma dica que dou é que já converse com seu médico logo no começo pedindo orientação sobre o assunto (supositório glicerinado e tamarine são as melhores saídas!), isso porque seu corpo está mudando, você está em uma fase de não conseguir se alimentar bem ou não conseguir segurar a comida no estômago e tem uma outra vida se alimentando de tudo de bom que você ingere, então toda a dinâmica muda. Alimentação rica em fibras é o principal. O problema é conseguir fazer com tanto enjôo e azia.


Você já pode sentir o mexe mexe na barriga quando estiver deitada, pelo menos eu não só senti como vi. A barriga ficava assim...tortinha para o lado direito, uma protuberância leve, mas bem visível. Não é regra, depende muito da estrutura física da mulher, mas não se preocupe que no próximo trimestre eles não param mais de mexer (graças a Deus!).


Então, se surgir alguma curiosidade pode me perguntar!
Um excelente dia!
:*

5 comentários:

  1. Que barriguinha linda Bárbara!
    (se você me permitir esse elogio, claro!) ;)

    As pessoas são MUITO sem noção, né? Dá nervoso só de ouvir as histórias. E o pior é que dizem que continua depois que o bebê nasce (as "dicas" de criação/educação não param nunca).

    Eu amei o nome Sol ~ e também Marisol. Ambos lindos.

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, Mila! ^-^ Obrigada!
      Sim sim...continua depois que o bebê nasce...é aquilo que já fazem, só que pra vida toda..x.x

      :**

      Excluir
  2. Que fofa essa barriguinha esse momento da escolha do nome acho especial. Se um dia tiver uma menina quero que chame Luiza em homenagem ao meu pai
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um nome lindíssimo, Lulu! Acho que Maria Luiza também teria sido uma opção de nome pra mim.

      :**

      Excluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^