Diário da gravidez: 3º trimestre da gestação.

Ainda estou no terceiro trimestre da gestação, mas é assim mesmo. Como já contei a vocês, o parto foi agendado para o dia 26/02/2018 e estou aqui na expectativa, ansiedade e ainda sem conseguir acreditar em tudo isso. Vamos lá!




Importantíssimo! É preciso registrar tudo sim, você vai amar a retrospectiva no final. Ou recordar um dia sobre tudo o que aprendeu e passou. Até rir dos perrengues, né!? Como blogueira já tenho essa mania de registrar, então colecionei muitos vídeos e fotos no meu google drive. Só não os separei por período, mas depois faço isso.





Coisa boa é poder contar com amor...sentir amor! E quando você sente isso vindo das pessoas o único sentimento que prevalece em você é da gratidão. Amigos e família, sempre tão carinhosos e felizes compartilhando com você a vida nova que está chegando! É delicioso! Não ia fazer "chá" de nada, mas a família do marido cobrou tanto que resolvemos fazer um chá de bebê (pois de fraldas a gente fez lá no trabalho). Apesar dos percalços e inexperiência em dar festas, conseguimos sentir amor em todos os momentos. Aliás, tudo isso desde a descoberta da gravidez! Grata sempre, por tudo!


Eu dou palavrão quando falo deles. Pois me irrita que eu esteja tão emotiva! Eu tenho chorado por tudo. Quase, né?! Um exemplo foi naquele dia que a técnica futucou minha pobre veia com a agulha, pois o fluxo de sangue não saía, fazendo um novo furo no mesmo braço pra puxar de seringa. Aquilo me fez chegar no trabalho emotiva, fragilizada, contei pra minha amiga grávida chorando sem conseguir controlar aquelas lágrimas...e ela sem entender por que eu estava tão emocionada. Dias depois braço estava extremamente roxo e só me restou raiva por ter permitido aquilo.



Antigamente a ciência não era tão evoluída como hoje. Atualmente existem mais explicações e orientações comprovadas a serem esclarecidas a todas as gestantes. Mesmo assim, nos deparamos com pessoas antigas querendo nos impor (a palavra é essa mesmo) realidade de antigamente. Exemplos: "come bastante cuscuz que dá leite"; barriga pontuda é menino; sua barriga tá baixa, já está perto de ter (depois falo mais sobre isso em Os palpites pioram); cesárea é horrível, melhor parto normal (também falo mais disso já já), entre outros que não lembro mais agora, pois fiz questão de esquecer.



É porque deixaram de ser simplesmente opiniões. Muita gente só me deu opinião/dicas porque pedi e isso é tão bom, pois a gente consegue ponderar sobre nossa opinião e a vivência da pessoa.

Teve gente que questionou muito o uso das fraldas de pano. Sou apaixonada por elas e meu amor pela proteção ambiental é muito maior. Teve gente que apenas me disse que seria difícil, mas a maioria quis provar por A mais B que eu não darei conta. Posso até não conseguir, mas ganhamos mais de 60 fraldas de pano e cerca de 4 calças enxutas (atualmente conhecidas como fraldas ecológicas) e minha iniciativa será de usar assim que me sentir confortável para lavá-las, já que tem um período de resguardo após o parto.

Uma desconhecida me perguntou sobre se penso em ter mais filhos, e eu (burra!!!) respondi honestamente "sim, quero adotar o próximo". Ela quase saiu na mão comigo porque pra ela era inconcebível que eu podendo ter filhos biológicos, cogitava adotar uma criança desconhecida. Pode isso produção!?

Essa mesma desconhecida me fez pedir licença e sair da conversa quando insistiu (demais!!) para eu fazer o parto vaginal já que sou saudável, treino e tenho tudo para fazer um ótimo parto. Perguntei se ela já tinha passado pelas duas situações (vaginal e cesáreo), já que ela falou com tanta propriedade qual era o melhor. Ela nem mesmo tem filhos.

O absurdo maior foi quando um homem chegou pra mim e chamou de louca porque eu optei pelo parto cesáreo em vez do vaginal. Isso não deveria ser uma decisão minha? O corpo é meu, decido eu. Eu tive que perguntar a ele se ele sofreu muito na cesárea que ele fez pra estar me dizendo aquilo daquela forma, a resposta foi que ele não, mas a esposa dele sim. Então não me venha com xorumelas!!!

Todos os dias eu tinha que escutar que minha barriga estava baixa. Gente, as pessoas não sabem como isso irrita! A minha barriga não estava baixa no sétimo nem no oitavo mês como eu escutava todos os dias das mesmas pessoas, agora ela está baixa. Mas não está baixa há três meses...se virem nas minhas fotos, eu fiz uma barriga mais baixa mesmo.




Essas só não me assustaram pois minha amiga de gravidez (e pra vida!) já tinha me participado dessa experiência dela. O BabyCenter ajuda nisso também! Explica o que são, quando podem começar a  ocorrer e tudo o mais que está implicado. Essa foto é de uma contração de treinamento, foi a que deixou a barriga com a forma mais estranha, e tive que fotografar. Mas não se preocupe! É só o útero treinando!





Difícil...eu tive que comprar alguns vestidos para a gestação, por mais que pensasse que minhas roupas iam ter que servir para toda a ela. Impossível!! Nossa circunferência é outra! Na minha última semana de trabalho eu usava um dos vestidos a cada dia, sendo que tinha um vestido e um macacão azul floral que foram cedidos por minha cunhada. O vestido está curto mas usei assim mesmo, agora já aposentei ele. Ainda assim, eu buscava repetir o vestido listrado pois a gente só consegue sentar com as pernas BEM abertas, e é mais fácil quando visto ele.




Minha pressão está boa, controlada, mas na última segunda e terça acabei precisando ir pra rua, tinha consulta com meu obstetra e com o anestesista, além disso, na terça fui resolver algumas coisas do meu afilhado. Em ambos os dias, quando cheguei em casa, percebi que não dá mais pra tanto esforço.  Os pés começaram a inchar!! Vou dizer a vocês que é esforço mesmo viu? Eu canso quando fico mais de 3 minutos em pé parada, me falta ar. Caminhar em algum momento dá vontade de sentar. Tá puxado!!! 

Coloquei os pés pra cima e vou ficar assim nos próximos dias, só dentro de casa. Esforço mínimo!




Atualmente dormir tem sido um problema. Não tenho mais posição. Os médicos recomendam que deitemos de lado (esquerdo) para uma melhor circulação sanguínea, e de fato você percebe que é o melhor jeito. Mas começa a sentir dor no quadril, ciático...tudo porque está dormindo sobre a perna esquerda e isso dói muito.

Uso quatro travesseiros e duas almofadas como podem ver. Não é suficiente até porque fico na paranoia de estar amassando/ apertando minha bebê, pois ela também está posicionada do lado esquerdo. Às vezes ela se mexe muito, acabo levantando por sentir que incomoda a ela essa posição. Aí acabo sentando e encostando na pilha de travesseiros.

Andar já é pesado, ficar em pé muito tempo, falar muito me faz cansar, realizar qualquer atividade me faz cansar!




Essa está sendo a pior parte. Eu só tenho vontade de comer doces! Tudo o que tem açúcar...gente é absurda a vontade. Esses dias estou dando uma controlada porque tenho exagerado mesmo! Sem contar que tudo o que comemos tem algum tipo de açúcar, aí fica difícil. Mas semana que vem já volto pra dieta, alimentação saudável, até por que nossa bebê precisa receber bons nutrientes pelo meu leite.


Bom, espero que tenham gostado!
Nos próximos dias vem novidades desta semana com a preparação das malinhas de maternidade, a lista do que levar, e  quarto da nossa Sol.

:*
uma lindíssima quinta!
(faltam 4 dias!)

12 comentários:

  1. menina super legal esse seu relato bem completo! ajuda msm a quem está passando por essa msm fase, mt linda vc nas fotos gravida,ja com barrigao!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Livia!
      Espero mesmo que contribua em alguma informação para as futuras mamães ou as que pretendem ser. Tem muita coisa que ninguém nos conta, né verdade?!

      :*

      Excluir
  2. Oi Bárbara,
    Tb optei por cesárea e ouvi um monte. Não me arrependo. Me recuperei muito rapidamente.
    Será que estou grávida? Não paro de pensar em açúcar também... rsrsrs
    Agora está bem pertinho... quero muito ver a carinha da Sol.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahaha boba! Tá a louca do açúcar também né?! Que fase viu?!!
      Pois é...as pessoas deveriam se informar mais. Enfim, não sou eu quem vai mudar o mundo, mas agora que aprendi posso mudar minhas atitudes!

      :*

      Excluir
  3. Amei esse diário de gravidez. É muito legal ler sobre seus relatos.
    Que chá de bebê mais fofo!!
    Imagino mesmo que a parte irritante são os palpites, que na maioria das vezes as pessoas nunca passaram por isso ficam falando o que você deve fazer, mas na realidade você é que sabe o que é melhor para você e para o bebê!
    Eu fico irritada toda vez que alguém fala que eu "tenho que engravidar", que já está na hora de ter filhos... Eu tenho muita vontade de adotar antes de engravidar, se comento isso parece que estou cometendo um crime.

    Bom, aproveita e registra tudo mesmo para você recordar depois.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Aline! Parece que adoção é só um consolo pra quem não pode gerar biologicamente uma criança. Um absurdo a postura impositiva das pessoas diante desse tema.

      Você terá ou não filhos na hora certa. E só você saberá quando. Deixa as pessoas falarem...infelizmente não podemos consentir que nos tirem a nossa paz!

      :**

      Excluir
  4. Menina, a ansiedade deve estar a mil mesmo, vou mandar todas as boas vibrações pra você semana que vem. Registrar tudo e receber essa atenção e carinho deve ser uma delícia! Aproveita o momento, respira fundo que vai dar tudo certo <3

    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Thay! Esse carinho e essa energia é importantíssima pra mim. É um dos motivos de eu compartilhar informações assim. Receber essa vibração, torcida positiva. Não tem preço.

      :*

      Excluir
  5. Postagem maravilhosa que venha com toda saude
    essa benção de DEUS, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  6. Bárbara do céu, tá pertinho demais!!! MUITA sorte nesses últimos dias e que você tenha um parto maravilhoso. Vem logo Sol! \o/

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^