.minhas crenças.

Deusa Mãe e Deus Cornífero
Ah! A Pri me perguntou no post anterior se sou espírita. Daí resolvi falar mais ou menos sobre isso aqui. De leve que não é pra gerar polêmica.

Bom, sou batizada no catolicismo como quase toda criança era antigamente. Mas ao crescer e aprender tudo o que a Igreja Católica fez às pessoas (no geral) isso me desanimou. As bruxas são as primeiras que valorizo e acredito como a famosa antiga religião Wicca.


Na verdade as bruxas que a Igreja caçava nada mais eram que mulheres que dominavam o poder das ervas, da natureza. Qual planta serve pra que, e cultuavam a Grande Mãe por todas as suas graças.


A partir daí vi o ex-VJ da MTV, EDGARD PICCOLI, falar que ele era panteísta e fui pesquisar. Então aprendi que o panteísmo tinha tanto ou mais a ver comigo, pois seguia um pouco a linha que a wicca me ensinou.

Essa palavra vem do grego, PAN = "tudo", + THEÓS = "deus", dando a entender que tudo é Deus. De acordo com o panteísmo, Deus é tudo e tudo é Deus; uma árvore é Deus, uma rocha é Deus, um animal é Deus, o céu é Deus, o sol é Deus, você é Deus, etc.

A principal convicção é que Deus, ou força divina, está presente no mundo e permeia tudo o que nele existe. O divino também pode ser experimentado como algo impessoal, como a alma do mundo, ou um sistema do mundo. 

Vale ressaltar que o Panteísmo é uma crença, uma filosofia e não uma religião.

Lembram do filme AVATAR?  Então, tudo e muito mais ali me faz lembrar do panteísmo ou da crença na grande mãe. Principalmente quando metafóricamente a gente pode entender que nossa conexão com a natureza é feita através de partes no próprio corpo (no caso do filme o cabelo).


Mas tudo é um, e tudo está ligado.

E então minha tia, e um amigo me apresentaram ao espiritismo. Aí eu entro em conflito porque acredito em coisas diferentes. Porque o espiritismo não tem nada a ver com o Panteísmo. Mas comecei a frequentar e estudar o evangelho segundo o Espiritismo, por conta de minhas curiosidades e outras lacunas que eu ainda não havia preenchido nas minhas crenças.

E ainda não preenchi. Eu sou de contemplação. Gosto de sentir o vento passar, observar a copa das árvores balançando com o vento e sei que Deus está em tudo porque sinto. Já o espiritismo veio pra me ensinar valores que tenho em mim e não pratico. O amor ao próximo (o humano neste caso, não os animais e natureza em geral, apenas), a paciência, perseverança...essas coisas que nos fazem mais espiritualizados.

Bom é isso. Sou panteísta. Frequento o espiritismo e tento aprender o que Jesus (um homem brilhante) quis nos ensinar. Não tenho religião. Mas creio e sinto Deus com todo meu ser.

Bjoo e ótimo fim de semana meninas ^^

8 comentários:

  1. Eu tbm nao tenho religiao mas tbm dou valores a natureza e a algumas crenças do espiritismo.
    Seguindo o blog, se quiser segue o nosso tbm!
    Bjuu, Ju! XD

    http://depoisquesecresce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante a sua crença! Me refiro ao seu sentimento, porque o que me pareceu, ele que norteia seu pensamento.

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bem explicado!
    Eu não tenho religião apenas acredito em Deus.

    Beijos*-*

    perfeitabeleza.com

    ResponderExcluir
  4. Oiê!
    Pois é, estou amando muito e espero de todo meu coração que cada dia mais dê certo e se fortaleça meu namoro com essa pessoa especial que Deus me deu de presente =)
    Em relação ao seu post, gostei muito pq concordo que Deus está em tudo, afinal ele é o Criador. Acho que o importante é sentirmos ele em nós e em tudo, independente de qualquer religião.
    Bj e até mais...

    http://tudodoanjo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Seu post me lembrou as minhas aulas de história (que amo!). As bruxas, na realidade não eram bruxas e sim mulheres que dominavam o conhecimento das ervas. Os judeus também eram perseguidos pela igreja católica por serem considerados "bruxos" pelo modo de se vestir.

    Eu também não tenho religião. Mas não deixo de acreditar que exista algo onipresente e onipotente: Deus.

    Adorei o post, muito legal!
    Beijos!

    delicadissima.com
    delicadissima.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei de aprender mais sobre mais uma religião! O panteísmo é muito legal hein? Sou católica e realmente acho que algumas coisas que aconteceram nos tempos mais antigos e que ainda acontecem hoje em dia são lamentáveis, mas não me desanimo, afinal, sei que essas coisas não foram culpa de ninguém, muito menos de Deus, e Ele, justo, fará todos pagarem pelos seus erros. Não é castigar, e sim a lei da ação e da reação, como eu vi no filme "Nosso Lar", que é lindo!

    Eu gosto muito de aprender sobre religiões e respeito muito. Meu pai é da umbanda, e essa religião é simplesmente incrível.

    Bjonas e fique com Deus ♥

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  7. Ai que post lindo, Bárbara! Eu já tinha ouvido falar do panteísmo, mas nunca me aprofundei... achei muito bonito! E acho que tem mais a ver com o espiritismo do que você imagina, não deixa de ser parecido...pelo menos em relação a isso que você explicou. E adoro avatar! ehehehe

    Eu estudo o evangelho a algum tempo, mas estamos sempre aprendendo...

    beijinhos
    http://www.deliriosdeconsumo.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou ateu.

    Mais queria ser o House

    kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^