Livro: O inverno das fadas

Oi gente!
(editado)

Hoje resolvi apresentar um livro pra vocês que estou lendo: O Inverno das fadas. Não terminei ainda porque estou intrigada em como a Carolina Munhóz se voltou ao espetáculo de "histórias pro cinema". 

Primeiro, vou explicar que comprei o livro após uma indicação na última novela das 9 da rede Globo (Amor à vida),  da personagem Natasha. Pesquisei, amei a capa e o fato de falar sobre fadas. Eu amo esses seres, aliás, eu amo tudo o que tenha correspondência com a Natureza.

Sophia Coldheart não é uma fada comum. Ela é uma Leanan Sídhe, uma espécie de fada que serve de musa para humanos talentosos alcançarem o sucesso. Uma fada-amante. Mas isso tem um preço. Ao mesmo tempo em que os leva ao estrelato, se alimenta de suas energias, levando-os à loucura. E à morte. Uma vida intensa e extraordinária com um fim trágico.

Mas o que aconteceria se um humano resistisse à sua sedução e fizesse a própria Sophia sentir-se fascinada por ele? A autora Carolina Munhóz nos conta essa história com primazia, mostrando que o mundo da fantasia para jovens ainda pode render sucessos e obras que vão muito além do simples passar de tempo.
  
O que preciso ressaltar agora é que um livro não se faz apenas com uma boa história, ela precisa ser bem contada. As descrições de sensações, lugares e sentimentos da autora não me deixaram fascinada. É como você ver uma banda Cover de alguém, pois ela só demonstra o que aprendeu ao ler seus livros favoritos e se torna um Cover de seus autores prediletos.


 

Não vou desmerecer seu trabalho, a história ainda me intriga por falar das fadas, mas isso não deveria bastar pra mim, como não deveria bastar para a autora uma linguagem juvenil, que tenta atingir o público adulto. Acredito que ela tenha feito uma boa pesquisa sobre as Leanan Sídhe e toda essa cultura que vamos buscar na Irlanda, por ser mais evidente e ainda forte nos dias atuais.



Enfim,eu acredito no talento dela, o livro não é ruim. Só acredito que ela precise aprender a nos guiar pela história através de suas próprias intenções, sem a necessidade de tentar corresponder sua história para uma trilogia cinematográfica futura.

Só para ter uma ideia, ela intitula cada capítulo em inglês, com a tradução em fonte menor logo embaixo, e não faço ideia do porque. Aqui é o Brasil, ao se publicar cópias no exterior todo o livro será traduzido para o idioma correspondente, e se um gringo tentar ler o livro, no Brasil, de que adianta ele só entender os títulos dos capítulos? Me responde Carolina, porque?

Se eu quiser o estilo de Tolkien ou Stephenie Meyer procurarei livros deles. Busquei um estilo e ainda não encontrei na Carolina, talvez ela ainda vá descobrí-lo. Quando eu terminar de ler eu aviso se minha opinião mudou!

Vocês já passaram por uma decepção com algum livro? Talvez, por alimentar expectativas demais?

:**
ótimo final de semana!

3 comentários:

  1. Não conhecia esse livro..
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto do tema, que pena que o livro não seja 100%, mas ler sempre é bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bárbara,
    Eu ando peneirando o que vou ler, pois existem muitos livros bons e pouco tempo para ler. Se percebo que o livro deixa a desejar, já pulo fora. Dou umas 30 páginas de chance para o livro, mas não perco o meu tempo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^