Limitações nossas de cada dia...

Oi oi...



Aconteceu algo ontem no trabalho que me deixou meio decepcionada comigo mesma. A outra assistente administrativo está de férias, e quando só uma está no setor, acaba sendo uma maratona. Além disso, temos duas unidades de saúde fechadas pois estão sendo transferidas de prédio, para melhor atender aos pacientes, proporcionar um cuidado melhor.

Só que tudo isso gera transtorno...sem atendimento, não temos médicos especialistas e os pacientes procuram a gente lá na Diretoria do Departamento a fim de solucionar o problema. O que aconteceu ontem foi a chegada de dois jovens com deficiência auditiva. Imaginem o meu desespero! Eu, que sempre me achei uma profissional completa, descobri que nem sou meia profissional...

Fiquei envergonhada em perguntar se eles compreendiam o que eu falava, através de leitura labial. Constatei que sim, eles entendiam! Olha que absurdo! Eles que possuem a audição limitada conseguem me compreender, e eu que não tenho nenhuma limitação, não consigo compreendê-los. 

A diretora interina os atendeu para dar esclarecimentos sobre a situação, mas conseguiu ser compreendida da mesma forma (leitura labial e escrita no papel). Por fim, ela quase fez uma promessa a eles: "eu vou aprender libras, pra conseguir falar com vocês". Achei uma grande atitude, e um exemplo.

Todo mundo fala que o servidorismo público é uma porcaria. E concordo que um dia foi, e que ainda existem esses profissionais. Mas peço licença para dizer que onde trabalho, não existe esse tipo de profissional. Somos muito trabalhadores, abrimos o departamento às oito em ponto e muitos ficam lá depois das cinco para dar conta de fazer o que o dia cansativo não deixou.

Mas a lição da vez, foi descobrir que as pessoas limitadas naquela sala éramos nós. E aquela promessa não foi em vão. Tenho certeza que em algum momento vamos desenvolver essa linguagem para melhor atender essas pessoas que, não se permitem limitar.


Uma sexta reflexiva e um final de semana maravilhoso pra gente!
:**

2 comentários:

  1. Quando lidamos com situações assim é que conhecemos nosso limitações.
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa que situação hein? Sou a favor da implantação da linguagem de libras para toda população.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir

Pode dar sua opinião sincera aqui ^^